quinta-feira, 29 de março de 2012

não ames Tereza . ?











Hoje pela primeira vez ouvi este poema  de Mario Quitanda. Estava fazendo um teste em outra sala  de aula , quando a professora de português resolveu lê-lo e dedicar a todas as mulheres presentes ,eis o poema :



“Mulher, Irmã, escuta-me: não ames,
Quando a teus pés um homem terno e curvo
Jurar amor, chorar pranto de sangue,
Não creias, não mulher: ele te engana!
As lágrimas são galas de mentira
E o juramento manto da perfídia.”


...
“Tereza, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde
Se ele chorar se ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredita Tereza
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
Cai fora”
-Manuel Bandeira

Durante algum tempo que eu fiquei ali me concentrando para resolver  o teste de gramática ,este poema não me saiu da cabeça .fiquei pensando se realmente o amor , o que nos acreditamos ser uma amor verdadeiro se resumisse nestes versos, por alguns determinados minutos me passou pela cabeça que sim ! , que pudesse ser tudo a mais pura verdade . Mas ficou me uma duvida , será mesmo que  amor de um homem  não  existe? , será  que é tudo realmente tapeação? . Prefiro crer que não , que cada uma de nos mulheres sejamos amadas  com os mais puros sentimentos .


Nenhum comentário: