terça-feira, 3 de abril de 2012

Diga não a usina de belo monte !







Me revolta saber que a presidente Dilma Rousseff liberou o início das obras da usina de belo monte ,para a construção da hidrelétrica que será considerada a terceira maior do mundo localizada no rio Xingú, no estado brasileiro do Pará .Esta região apresenta uma incrível biodiversidade de fauna e flora , irão ser devastados 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies.

O que me deixa mais indignada é que as autoridades maiores não criam uma visão ampla do malefício que esta causando a população indígena, e o futuro do planeta . Eles se quer consultaram a população local sobre essa usina , foi um choque para todos os indígenas saber que sua casa seria destruída , e veria suas famílias , suas culturas todas expulsas de um lugar que sempre os pertenceram.

Estão tratando os indígenas como animais , como seres que não necessitam de um lugar para viver . Um exemplo disso foi a declaração dada pelo ministro de minas e energia Lobão , responsável pelo projeto .

‘’forças demoníacas estão atrapalhando a construção da hidrelétrica ‘’

Os indígenas são seres humanos como nós , e não devem ser tratados de maneira diferente .

Para a presidenta Dilma Rousseff, Belo Monte será um empreendimento fundamental para o desenvolvimento da região e do País.

Será mesmo? , será como tantos outros projetos feitos em governos passados que diziam ser de extrema importância para o desenvolvimento do país ?. Não acredito muito nisso o único interesse que se tem nesse projeto é lucrar . O Brasil após a criação dessa usina se tornará bem mais desenvolvido. Mas é uma certeza quase que lógica , a fome não vai erradicar , a pobreza não ira diminuir , até porque esse tipo de investimento só irá lucra as classes mais favorecidas .

Este caos todo para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética. Mas vendo que a realidade do Brasil é outra , a única saída vista por eles e fingir que esse projeto não é uma tragédia ecológica .

Não da para acreditar que em pleno século 21 , com todas as fontes renováveis que existem, devemos ainda destruir nossa natureza para obtermos energia .


É assim que o país caminha para o progresso? Destruindo a sua natureza? Nossos políticos estão desacretidatos por tudo isso! Acho que já passou da hora do basta! Vocês estão aí para representar o povo, não para representar seus próprios interesses! Quanto será que vai render a Usina de Belo Monte para os bolsos dos políticos inescrupulosos?

                                                                                                                        Ana Paula Pires.


2 comentários:

Karine disse...

Vim passar aqui para lhe convidar a participar do depositando sonhos, onde você me indica um tema, eu escrevo um texto, e você ganha um post com direito a indicação e entrevista sobre o blog!
É só olhar aqui as regras:
http://asoonhadora.blogspot.com.br/2012/04/participe-depositando-sonhos.html
Deus abençoe

Alicia Pires disse...

Otimo, muito bom seu ponto de vista !!!